terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Friboizismo aposta que, depois de reunião com decanos do PMDB, Iris pode sair da disputa via Jornal Opção

Deu no Jornal Opção que Júnior Friboi vê a reunião de Iristas, marcada para quinta feira, como o dia 'D' para sua candidatura ao governo. Na conversa com os decanos do PMDB, falou da estrutura que montou e está montando, inclusive com a contratação de um marqueteiro de importância nacional, Duda Mendonça, e sugeriu que, se não for confirmado como candidato, vai retirar-se do jogo, levando com ele a estrutura criada até agora. 
A disputa interna no PMDB pode ter um fim na próxima Quinta Feira, se Iris se retirar definitivamente     
Embora queiram manter Iris no páreo, pois considera que Friboi não tem qualquer chance de ganhar do governador Marconi Perillo (PSDB) e pode ficar em terceiro lugar, atrás de Vanderlan Cardoso (PSDB) ou Antônio Gomide (PT), os iristas históricos ficaram preocupados com a possibilidade de Friboi sair do páreo e levar a estrutura montada. 

O irismo quer manter Friboi na chapa majoritária, como vice ou candidato a senador. No entanto, o empresário frisou, na (e fora da) reunião, que só aceita disputar mandato de governador. Ele não vai criar uma estrutura-gigante para outro candidato. E está disposto a pagar pra ver.
Leia a matéria completa :Friboizismo aposta que, depois de reunião com decanos do PMDB, Iris pode sair da disputa - Jornal Opção

DECISÃO DO TJ FAZ CÂMARA de GOIÂNIA VOLTAR A TER VOTAÇÃO SECRETA. A população só perde com a decisão

Os nomes dos Vereadores que trabalham contra a
população não seriam conhecidos se a votação tivesse
sido secreta, uma tremenda bola fora do judiciário     
Nestas os Vereadores, mesmo aqueles que votam com suas consciências e geralmente contra a população, não tem culpa no cartório.

O assunto que dominou os debates hoje na Câmara, foi a volta do voto secreto para a apreciação de vetos do Prefeito. O presidente da Casa, vereador Clécio Alves-PMDB comunicou aos colegas parlamentares, a decisão do Tribunal de Justiça do Estado, de declarar a inconstitucionalidade do artigo nº 103,§ 4º do Regimento Interno da Casa e do artigo 94,§ 5º da LOM-Lei Orgânica do Município.

O artigo 103 do regimento Interno estabelece “obrigatoriedade” de votação nominal para apreciação de vetos e o artigo 94 da LOM prevê que o veto será rejeitado por maioria absoluta dos vereadores, em votação nominal. A decisão cautelar do tribunal suspende a eficácia da expressão “votação nominal”, ou seja, segundo o entendimento da Procuradoria da Câmara, “a apreciação do veto deverá ser promovida em escrutínio secreto”, consoante o que dispõe o artigo 23 da Constituição Estadual.

Alguns vereadores reagiram indignados e queriam manter a votação nominal . O verador Elias Vaz-PSB disse que questionará judicialmente a decisão. O presidente Clécio Alves afirmou que cabe ao Poder Legislativo acatar e cumprir a decisão mas, disse que já havia solicitado uma Audiência com o presidente do Tribunal de Justiça para que sejam esclarecidas todas as dúvidas com relação à sentença.

VOTO ABERTO

Clécio disse lamentar a decisão porque “ esta Casa foi a primeira no Brasil a eliminar a votação secreta. Agora disse ele, somos obrigados a” engatar marcha a ré”, e não é esta a postura que a sociedade cobra dos políticos, pelo contrário, disse ele, a população quer saber a postura dos seus eleitos, quer que mostre a cara na hora de votar.

A decisão foi proferida no final do ano passado e até então, não haviam vetos a serem votados. A decisão do voto secreto foi comunicada pelo presidente em razão de haver três vetos a serem apreciados na pauta de hoje. Apesar das críticas, tanto da oposição quanto da situação em relação à volta do voto secreto para vetos, os vereadores acabaram mantendo os três , com a abstenção do vereador Paulo Magalhães .

VETOS

Por 12 votos sim e 14 não, foi mantido veto ao projeto de lei do Executivo que “Estima e fixa a Receita e fixa a Despesa do Município de Goiânia para o exercício de 2014. O outro também do Executivo, mantido por 18 votos contra 11 é o PPA –Plano Plurianual , que trata das diretrizes para o desenvolvimento da Cidade no próximo quadriênio-2014/2017. Os vetos foram parciais, apenas às emendas aprovadas pelos vereadores aos dois projetos .

Também foi mantido veto ao projeto de autoria do vereador Geovani Antonio-PSDB, que exigia para os estabelecimentos de locação de veículos, a apresentação de comprovante de propriedade de seus veículos registrados e licenciados no município de Goiânia. O prefeito Paulo Garcia-PT alega nas razões do veto, que “a matéria sobre licença e funcionamento de estabelecimentos comerciais está regulamentada pela Lei Complementar nº 014/92 (Código de Posturas), a qual traz em seu art.112, § 2º, os documentos necessários à sua concessão.” 
(Silvana Brito Martins) (Diretoria de Comunicação)

Câmara Municipal de Goiânia

Seguidores

Arquivo do blog